1. (Fatec) "A cidade-estado era um objeto mais digno de devoção do
que os deuses do Olimpo, feitos à imagem de bárbaros humanos. A personalidade
humana, quando emancipada, sofre se não encontra um objeto mais ou menos digno
de sua devoção, fora de si mesma."
(Toynbee, Arnold J. HELENISMO, HISTÓRIA DE UMA CIVILIZAÇÃO)
Na antiguidade clássica, as cidades-estados representavam
b) um recurso de expansão das colônias gregas.
c) uma forma de assegurar a independência política das cidades gregas
entre si.
d) uma característica da civilização helenística no sistema político
grego.
e) uma
instituição política helenística no sistema político grego.
2. (Fei) Atenas foi considerada o berço do regime democrático no mundo
antigo. Sobre o regime democrático ateniense, é CORRETO afirmar que:
a) Era baseado na eleição de representantes para as Assembléias
Legislativas, que se reuniam uma vez por ano na Ágora e deliberavam sobre os
mais variados assuntos.
b) Apenas os homens livres eram considerados cidadãos e participavam
diretamente das decisões tomadas na Cidade-Estado.
c) Os estrangeiros e mulheres maiores de 21 anos podiam participar
livremente das decisões tomadas nas assembleias da Cidade-Estado.
d) Era erroneamente chamado de democrático pois negava a existência de
representantes eleitos pelo povo.
e) A
inexistência de escravos em Atenas levava a uma participação quase total da
população da Cidade-Estado na política.
3. (Fgv) A Guerra do Peloponeso (431 a.C.- 404 a.C.), que teve
importância fundamental na evolução histórica da Grécia antiga, resultou, entre
outros fatores, de
a) um confronto econômico entre as cidades que formavam a Confederação
de Delos.
b) um esforço da Pérsia para acabar com a influência grega na Ásia
Menor.
c) um conflito entre duas ideologias: Esparta, oligárquica, e Atenas,
democrática.
d) uma manobra de Esparta para aumentar a sua hegemonia marítima no mar
Egeu.
e) uma
tentativa de Atenas para fracionar a Grécia em diversas cidades-estado.
4. (Fgv) A Guerra do Peloponeso, ocorrida na Grécia entre 431 e 401
a.C., foi:
a) uma guerra defensiva empreendida pelos gregos contra a invasão dos
persas e a ameaça de perda de suas principais praças de comércio do Mar
Mediterrâneo;
b) uma luta entre dórios e aqueus na época da ocupação do território
grego que resultou na formação das cidades de Esparta e Atenas;
c) uma luta comandada pelas cidades de Esparta e Corinto contra a
hegemonia da Confederação de Delos - liderada por Atenas - sobre o território
grego;
d) uma guerra entre gregos e romanos, pelo desejo de implantação de uma
cultura hegemônica sobre os povos do Oriente Próximo;
e) uma
invasão do território grego pelas tropas de Alexandre - O Grande, na época de
expansão do Império Macedônico que herdara de seu pai.
5. (Fgv) A denominação Magna Grécia refere-se à(s):
a) principais cidades-estado gregas: Atenas e Esparta;
b) fase expansionista grega e a conquista de regiões em França e África.
c) áreas colonizadas pelos gregos no sul da Itália e na Sicília;
d) Bizâncio, onde os gregos formaram suas mais importante colônia;
e)
Hegemonia ateniense durante o período arcaico.
6. (Fuvest)
"Ao povo dei tanto privilégio quanto lhe bastasse,
nada tirando ou acrescentando à sua honra;
Quanto aos que tinham poder e eram famosos por sua riqueza,
também tive cuidado para que não sofressem nenhum dano...
e não permiti que nenhum dos dois lados triunfasse injustamente."
Sobre esse texto, é correto afirmar que seu autor,
a) o dramaturgo Sólon, reproduz um famoso discurso de Péricles, o grande
estadista e fundador da democracia ateniense;
b) o demagogo Sólon, recorre à eloqüência e à retórica para enganar as
massas e assim obter seu apoio para alcançar o poder;
c) o tirano Sólon, lembra como, astutamente, acabou com as lutas de
classes em Atenas, submetendo ricos e pobres às mesmas leis;
d) o filósofo Sólon, evoca de maneira poética a figura do lendário
Drácon, estadista e criador da democracia ateniense;
e) o
legislador Sólon, exprime o orgulho pelas leis, de caráter democrático, que fez
aprovar em Atenas quando governou a cidade.
7. (Mackenzie) Na Pólis grega e no Império Romano, o trabalhador escravo
esteve na origem das grandes realizações, podendo-se afirmar que:
a) tanto na Grécia como em Roma, eram instrumentos vivos e participavam
da vida política, respectivamente da Bulé e do Senado.
b) os escravos podiam pertencer exclusivamente aos cidadãos e realizavam
assembléias que defendiam seus direitos.
c) a fonte principal de abastecimento de escravos, tanto em Roma como na
Grécia, era o comércio com as tribos africanas.
d) a invasão da Macedônia na Grécia e as guerras de expansão romanas
determinaram o fim da escravidão.
e) o
sistema de produção era baseado na força de trabalho de prisioneiros de guerra
ou populações escravizadas.
8. (Mackenzie) Foram características econômicas e sociais da Cidade-Estado
Esparta, no período Arcaico:
a) a posição do indivíduo na comunidade era definida pelo seu grau de
parentesco com o patriarca e sua economia era natural e coletivista.
b) as classes sociais ligadas ao comércio, ao mesmo tempo que adquiriam
maior poder econômico, procuravam ampliar seu domínio social.
c) a existência de uma oligarquia aristocrática, que monopolizava o
poder militar, político e religioso, culturalmente arcaica, sem atividades
mercantis.
d) a proibição da escravidão por dívidas pela oligarquia dominante
estimulou a vinda para a cidade de artesãos estrangeiros, a fim de promover o
comércio e atividades culturais.
e) cidade
marítima dominada por camponeses proprietários de minifúndios, que permitia aos
estrangeiros, Metecos, a realização de atividades culturais.
9. (Mackenzie) "... andava pelas ruas e praças de Atenas, pelo
mercado e pela assembléia indagando a cada um: 'Você sabe o que é isso que está
dizendo?', 'Você sabe o que é isso em que você acredita?', ..., 'Você diz que a
coragem é importante, mas o que é a coragem?', 'Você acredita que a justiça é
importante, mas o que é a justiça?',..., 'Você crê que seus amigos são a melhor
coisa que você tem, mas o que é a amizade?'.
Suas perguntas deixavam seus interlocutores embaraçados,... descobriam
surpresos que não sabiam responder e que nunca tinham pensado em suas crenças e
valores ...
... as pessoas esperavam que ele respondesse, mas para desconcerto
geral, dizia: 'Não sei, por isso estou perguntando.' Daí a famosa frase: 'Sei
que nada sei' ".
(Marilena Chauí)
O texto relaciona-se com:
a) a criação dos princípios da Lógica, por Aristóteles, de maneira a
formar uma ciência Analítica: A Metafísica.
b) as tragédias de Sófocles, que tinham como tema dominante o conflito
entre o indivíduo e a sociedade.
c) a obstinação do historiador Tucídides em descobrir as causas
políticas que determinaram os acontecimentos históricos.
d) as preocupações de Eurípedes com os problemas do homem, suas paixões,
grandezas e misérias.
e) a filosofia
de Sócrates, voltada para as questões humanas, preocupada com as virtudes
morais e políticas.
10. (Pucpr) A Civilização Grega apresentou unidade cultural e
fragmentação política.
Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
a) Quando as tribos arianas ou indo-européias dos aqueus, eólicos,
jônios e dóricos penetraram na Grécia encontraram a região desabitada, o que
facilitou-lhes a fixação.
b) A conquista da Grécia por Felipe II da Macedônia foi anterior ao
domínio romano na região.
c) Atenas e Esparta, as principais pólis gregas foram igualmente
fundadas pelos descendentes dos eólicos, o que explica serem suas economias
iguais, baseadas na pesca, artesanato e intenso comércio, inclusive marítimo.
d) Tanto Atenas quanto Esparta implantaram governos tipicamente
democráticos nos séculos V e IV a.C., tendo a primeira, contudo, mantido a
forma monárquica de governo.
e) A
agressividade das pólis, ou cidades-estados de Tebas e Corinto, provocou a
primeira onda colonizadora grega, que povoou inclusive as ilhas do mar Egeu.
11. (Pucpr) Em relação ao pensamento científico e filosófico grego, é
correto afirmar:
a) Os sofistas percorriam as cidades ensinando. Foi com eles que a
educação se tornou atividade profissional.
b) A Escola Pitagórica acreditava que o número era a essência do
universo e a medida de todas as coisas.
c) Na Grécia não havia uma clara distinção entre Filosofia e Ciência.
d) Heráclito lançou as bases da concepção dialética do mundo ao afirmar
que tudo está em movimento e transformação.
e) Todas
as alternativas estão corretas.
12. (Pucrs) As chamadas Guerras Médicas, contra os persas, no século V.
a.C., condicionaram uma série de transformações políticas, econômicas e sociais
no mundo grego. Dentre essas transformações é correto apontar
a) a consolidação da hegemonia de Esparta sobre toda a Grécia, em
virtude da forte concentração militar produzida por aquela cidade na região do
Peloponeso.
b) a relativa decadência comercial de Atenas, que teve sua frota
mercante severamente reduzida pelos ataques persas no mar Egeu.
c) a formação da Confederação de Delos, uma liga militar de forças
terrestres comandada por Esparta.
d) a intensificação da luta interna entre os partidos democrático e
aristocrático em Atenas.
e) a
substituição do domínio econômico do setor agrícola pelo comercial, em Esparta.
13. (Udesc) São fontes indispensáveis para o conhecimento dos primeiros
tempos daquilo que viria a se constituir na civilização grega os poemas
"Ilíada" e "Odisséia", atribuídos a Homero. Seus versos
tratam, sobretudo, de episódios e conseqüências relacionadas com a seguinte
alternativa:
a) o domínio do fogo ofertado aos homens por Prometeu;
b) a longa guerra contra a cidade de Tróia;
c) a implantação da democracia em Atenas;
d) os combates e batalhas da Guerra do Peloponeso;
e) a
conquista da Grécia pelas tropas romanas.
14. (Uece) A respeito da "Liga de Delos", que seria a base do
imperialismo ateniense, podemos dizer corretamente:
a) decorreu da aliança de cidades gregas e persas contra, a expansão
macedônica
b) pretendia libertar algumas cidades gregas, lideradas pela cidade de
Delos, da dominação espartana
c) surgiu de um processo de sujeição ou de domínio exercido por Atenas
sobre as demais cidades da Liga
d) definia-se, de início, como uma aliança militar, que previa autonomia
para seus participantes, reservando à Atenas o comando das operações
e) mesmo sendo liderada por Atenas, Esparta apresenta grande influência
sobre ela.
15. (Ufpe)
Sobre o processo de expansão das cidades gregas, ocorrido por volta de 750
a.C., assinale a alternativa correta.
a) Todas as conquistas realizadas durante a segunda diáspora grega
tiveram por base vias continentais em que os caminhos terrestres foram os de
maior importância.
b) Com a melhoria das técnicas de navegação, incluindo a utilização da
âncora, foi possível a conquista de novas áreas via Mediterrâneo, onde
poderosos impérios dificultavam a expansão grega.
c) A travessia dos mares pelos gregos foi dificultada pela ascensão do
poder bélico do Império Fenício na Ásia.
d) A exportação de gêneros alimentícios gregos para áreas conquistadas
só foi possível devido ao desenvolvimento de novas técnicas e à alta
produtividade agrícola.
e) A
segunda diáspora veio a ser a solução para garantir a situação socioeconômica
dos gregos.
16. (Ufrn) O mundo grego antigo possuía certa unidade religiosa, embora
fosse fragmentado politicamente. Essa religiosidade foi, marcadamente,
a) de natureza cívica, na medida em que os cidadãos cultuavam os deuses
da cidade, com celebrações festivas e sacrifícios, nos altares a eles
dedicados.
b) acessível a todas as classes sociais por ter característica familiar
e monoteísta, com um deus que se manifestava ao povo através de revelação
direta e pessoal.
c) portadora de uma ética que considerava sagrado o trabalho manual
dedicado às divindades, o que permitia enfrentar a rigidez e a monotonia da
vida cotidiana.
d) de caráter julgador, colocando os indivíduos a serviço das divindades
e punindo os pecados daqueles que desobedeciam aos deuses ou professavam outras
religiões e outros cultos.
e)
influenciada pelas conquistas de Alexandre, o Grande pelo Oriente, que
propiciou a expansão da cultura grega em detrimento da romana.
17. (Ufrs) Em relação à sociedade espartana, assinale a opção que NÃO
corresponde à camada social dos hilotas.
a) Constituíam a massa de população vencida, subjugada e pertencente ao
Estado.
b) Enquanto força-de-trabalho, eram expropriados pelos espartanos.
c) Cultivavam a terra com os seus instrumentos de trabalho, pagando uma
renda fixa em espécie.
d) Como prevenção de revoltas e frente ao perigoso aumento demográfico
que apresentavam, sofriam regularmente os "kriptios", formas de
repressão e extermínio realizados por jovens espartanos.
e)
Desenvolviam atividades mercantis que lhes possibilitavam acumular pequenas
fortunas com as quais compravam títulos de cidadania.
18. (Ufscar) E muitos a Atenas, para a pátria de geração divina,
reconduzi, vendidos que foram - um injustamente, o outro justamente; e outros
por imperiosas obrigações exilados, e que nem mais a língua ática falavam, de
tantos lugares por que tinham errado; e outros, que aqui mesmo escravidão
vergonhosa levavam, apavorados diante dos caprichos dos senhores, livres
estabeleci.
O texto, um fragmento de um poema de Sólon - arconte ateniense, 594 a.C.
-, citado por Aristóteles em "A Constituição de Atenas", refere-se
a) ao fim da tirania.
b) à lei que permitia ao injustiçado solicitar reparações.
c) à criação da lei que punia aqueles que conspiravam contra a
democracia.
d) à abolição da escravidão por dívida.
e) à
instituição da Bulé.
19. (Unesp) A civilização grega atingiu extraordinário desenvolvimento.
Os ideais gregos de liberdade e a crença na capacidade criadora do homem têm
permanente significado. Acerca do imenso e diversificado legado cultural grego,
é correto afirmar que:
a) a importância dos jogos olímpicos limitava-se aos esportes.
b) a democracia espartana era representativa.
c) a escultura helênica, embora desligada da religião, valorizava o
corpo humano.
d) os atenienses valorizavam o ócio e desprezavam os negócios.
e) poemas,
com narrações sobre aventuras épicas, são importantes para a compreensão do
período homérico.
20. (Unesp) Dentre os legados dos gregos da Antigüidade Clássica que se
mantêm na vida contemporânea, podemos citar:
a) a concepção de democracia com a participação do voto universal.
b) a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte
e de jogos.
c) a idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas
dimensões.
d) os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão.
e) os
planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.
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