1. (Fuvest)
Na Antiguidade, a Europa mediterrânea e o Oriente Próximo viram o
surgimento e o esfacelamento de diversos impérios. Sobre eles pode-se afirmar
que
a) a unidade
política acabou depois de algum tempo por se fazer acompanhar de uma unidade
religiosa.
b) a diversidade
racial e cultural enfraquecia-os, apesar da existência de mecanismos que
pretendiam estabelecer uma real unidade.
c) os centros
políticos coincidiam sempre com os centros econômicos.
d) com exceção do
Império Romano, todos nasceram de confederações de cidades-Estado em constante
luta interna.
e) seus centros
dinâmicos localizavam-se nas zonas litorâneas, por terem economias
essencialmente mercantis.
2. (Pucpr) Algumas civilizações da
Idade Antiga, embora brilhantes, não formaram estados unificados, ou seja,
sempre foram politicamente fragmentadas, mostrando o predomínio periódico de
algumas cidades. São exemplos desse enunciado as civilizações:
a) persa e egípcia.
b) romana e hebraica.
c) sumeriana e romana.
d) acadiana e persa.
e) grega e fenícia.
3. (Unesp) É certo que as
civilizações da Antiguidade legaram à posteridade um respeitável acervo
cultural. No entanto, para superar equívoco, assinale a alternativa
INCORRETA:
a) A pintura egípcia revela belos
exemplos de descrição de movimento, sendo a figura humana representada com a
cabeça e os pés de perfil.
b) Entre as Civilizações
Mesopotâmicas que se desenvolveram no vale dos rios Tigre e Eufrates,
predominou, durante certo tempo, a forma asiática de produção.
c) No período denominado Homérico,
houve a dissolução das comunidades gentílicas e a formação gradativa das
Cidades-Estado da Grécia.
d) A escrita egípcia era em
caracteres cuneiformes.
e) O Direito Romano, sujeito a novas
interpretações, tornou-se parte importante do Código de Justiniano, influenciou
juristas da Idade Média e até das fases históricas subsequentes.
4. (Fatec) O Iraque, recentemente em
guerra com os EUA e Inglaterra, já foi palco de uma grande civilização
na Antiguidade, a Mesopotâmia.
Desta civilização, inserida na área
do Crescente Fértil, é correto afirmar:
a) teve em Senaqueribe seu mais
importante rei, que além de transformar a Babilônia num dos principais centros
urbanos, elaborou o 1º código de leis completo, assentado nas antigas tradições
sumerianas.
b) durante o governo de Nabucodonosor
foram realizadas grandes construções públicas, merecendo destaque os
"Jardins Suspensos da Babilônia", considerados uma das maravilhas do
Mundo Antigo.
c) Nabopalassar, que substituiu
Nabucodonosor, não conseguiu manter o império, que foi conquistado por Ciro, o
Grande, da Pérsia.
d) Assurbanípal, rei dos Assírios,
depois de dominar a Caldeia, mudou a capital do império para a cidade de
Ur.
e) com Hamurábi, os sumerianos,
vindos do planalto do Irã, fixaram-se na Caldéia e fundaram diversas cidades
autônomas, como Ur, Nínive e Babilônia.
5. (Fuvest) A partir do III milênio
a. C. desenvolveram-se, nos vales dos grandes rios do Oriente Próximo, como o
Nilo, o Tigre e o Eufrates, estados teocráticos, fortemente organizados e
centralizados e com extensa burocracia. Uma explicação para seu surgimento
é
a) a revolta dos camponeses e a
insurreição dos artesãos nas cidades, que só puderam ser contidas pela
imposição dos governos autoritários.
b) a necessidade de coordenar o
trabalho de grandes contingentes humanos, para realizar obras de
irrigação.
c) a influência das grandes
civilizações do Extremo Oriente, que chegou ao Oriente Próximo através das
caravanas de seda.
d) a expansão das religiões
monoteístas, que fundamentavam o caráter divino da realeza e o poder absoluto
do monarca.
e) a introdução de instrumentos de
ferro e a conseqüente revolução tecnológica, que transformou a agricultura dos
vales e levou à centralização do poder.
6. O Crescente Fértil, expressão que
identifica uma área da civilização antiga, refere-se às seguintes civilizações:
a) China, Índia e Japão
b) Grécia, Roma e Egito
c) Irã, Palestina e Mesopotâmia
d) Fenícia, Cartago e Roma
e) Turquia, Roma e Arábia
7. "- Se um arquiteto constrói
uma casa para alguém, porém não a faz sólida, resultando daí que a casa venha a
ruir e matar o proprietário, este arquiteto é passível de morte.
- Se, ao desmoronar, ela mata o filho
do proprietário, matar-se-á o filho deste arquiteto."
O preceito legal anterior pertence ao
seguinte Código:
a) Corpus Juris Civilis
b) Código de Hamurabi
c) Código de Direito Canônico
d) Código Napoleônico
b) Código de Hamurabi
c) Código de Direito Canônico
d) Código Napoleônico
e) Código de Justiniano
8. (Pucsp) O cristianismo, na sua
origem, está repleto de heranças (em geral modificadas) da religião judaica;
mas há, também, elementos que não são partilhados por essas duas concepções
religiosas. Dentre eles, podemos destacar
a) a referência ao Antigo Testamento
como escritura sagrada.
b) o conceito de culpa como elemento
estruturante da moral religiosa.
c) a fé em um deus único.
d) o alcance universal do ideal de
salvação.
e) a adoção de uma moral sexual que
valoriza a monogamia.
9. (Uel) " ... essencialmente
mercadores, exportavam pescado, vinhos, ouro e prata, armas, praticavam a
pirataria, e desenvolviam um intenso comércio de escravos no
Mediterrâneo..."
O texto refere-se a características
que identificam, na Antiguidade Oriental, os
a) fenícios.
b) hebreus.
c) caldeus.
d) egípcios.
e) persas.
10. (Ufc) O nome do rei egípcio
Amenófis IV (c.1377 a.C. - c.1358 a.C.) está ligado à reforma religiosa que
substituiu o culto de Amon-Rá por Áton e determinou o fim do politeísmo. Além
do caráter religioso, essa reforma buscava:
a) limitar a riqueza e o poder
político crescentes dos sacerdotes.
b) reunificar o Egito, após as
disputas promovidas pelos nomarcas.
c) pôr fim às revoltas camponesas
motivadas pelos cultos antropomórficos.
d) reunir a população, por meio da
religião, para fortalecer a resistência aos hicsos.
e) restabelecer o governo teocrático,
após o crescimento da máquina administrativa.
11. (Ufpe) Entre os povos do oriente
médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização
ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das
tradições religiosas hebraicas.
A partir do texto anterior, assinale
a alternativa incorreta:
a) Originários da Arábia, os hebreus
constituíram dois reinos: o de Judá e o de Israel na Palestina.
b) As guerras geraram a unidade
política dos hebreus. Esta unidade se firmou primeiro em torno de juízes e,
depois em volta dos reis.
c) Os profetas surgiram na Palestina
por volta dos séculos VIII e VII aC., quando ocorreu uma onda de protestos dos
trabalhadores contra os comerciantes.
d) A religião hebraica passou por
diversas fases, evoluindo do politeísmo ao monoteísmo difundido pelos
profetas.
e) Os hebreus se organizaram social e
economicamente com base na propriedade da terra, o que deu início à Diáspora.
12. (Ufpe) Analise a alternativa que
indica semelhança entre o Modo de Produção Primitivo e o Modo de Produção
Asiático:
a) O solo pertencia apenas à
comunidade.
b) A unidade das diversas comunidades
se fazia através do poder do Estado.
c) O trabalho agrícola era realizado
para produzir excedentes.
d) Existia o coletivismo na
agricultura.
e) O uso da moeda era limitado.
13. (Ufpe) Em relação à religião no
antigo Egito, pode-se afirmar que:
a) a religião dominava todos os
aspectos da vida pública e privada do antigo Egito. Cerimônias eram realizadas
pelos sacerdotes a cada ano, para garantir a chegada da inundação e, dessa
forma, boas colheitas, que eram agradecidas pelo rei em solenidades às
divindades.
b) a religião no antigo Egito, como
nos demais povos da Antigüidade, não tinha grande influência, já que estes
povos, para sobreviverem, tiveram que desenvolver uma enorme disciplina no
trabalho e viviam em constantes guerras.
c) a religião tinha apenas influência
na vida da família dos reis, que a usava como forma de manter o povo submetido
a sua autoridade.
d) o período conhecido como antigo
Egito constitui o único em que a religião foi quase inteiramente esquecida, e o
rei como também o povo dedicaram-se muito mais a seguir a tradição dos seus
antepassados, considerados os únicos povos ateus da Antiguidade.
e) a religião do povo no antigo Egito
era bastante distinta da do rei, em razão do caráter supersticioso que as
camadas mais pobres das sociedades antigas tinham, sobretudo por não terem acesso
à escola e a outros saberes só permitidos à família real.
14. (Ufrn) As sociedades que, na
Antigüidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates tinham em comum
o fato de:
a) terem desenvolvido um intenso
comércio marítimo, que favoreceu a constituição de grandes civilizações
hidráulicas.
b) serem povos orientais que formaram
diversas cidades-estado, as quais organizavam e controlavam a produção de
cereais.
c) haverem possibilitado a formação
do Estado a partir da produção de excedentes, da necessidade de controle
hidráulico e da diferenciação social.
d) possuírem, baseados na prestação
de serviço dos camponeses, imensos exércitos que viabilizaram a formação de
grandes impérios milenares.
15. (Ufrn) Entre os hebreus da
Antigüidade, os profetas eram considerados mensageiros de Deus, lembrando ao
povo as demandas da justiça e da Lei dadas por Javé. Isaías, um dos profetas
dessa época, em nome de Javé proclamou:
Ai dos que decretam leis injustas;
dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para
arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e
roubarem os órfãos! (Isaías 10:1-2)
Ai dos que ajuntam casa a casa,
reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores
no meio da terra! (Isaías 5:8)
Esses pronunciamentos do profeta
Isaías estão ligados a uma época da história hebraica em que ocorre
a) a saída dos hebreus do Egito, sob
o comando de Moisés, e o estabelecimento em Canaã, conquistando as terras dos povos
que ali habitavam.
b) a imigração para o Egito, quando
os hebreus receberam terras férteis no delta do rio Nilo, por influência de
José, que exercia ali o cargo de governador.
c) a formação de uma aristocracia,
que enriquecera com o comércio e com a apropriação das terras dos camponeses
endividados.
d) a conquista de Jerusalém por
Nabucodonosor, quando os judeus foram despojados de suas terras e deportados
para a Babilônia.
16. (Ufrn) Na Antigüidade, durante o
reinado de Ciro I (559-529 a. C.), os persas construíram um vasto império e
governaram diferentes povos, adotando uma política que respeitava as diferenças
culturais e religiosas. Esse modo de proceder está exemplificado no fato
de
a) incorporarem a cultura sumeriana,
especialmente os registros da nova língua semítica em caracteres
cuneiformes.
b) arregimentarem entre os caldeus,
após a conquista da Babilônia, os sátrapas, administradores encarregados das
províncias imperiais.
c) libertarem os judeus cativos na
Babilônia, que retornaram à Palestina e reconstruíram o templo de Salomão e o
culto a Iavé.
d) difundirem no Egito o culto de
Ahura-Mazda, que, integrando-se às idéias religiosas egípcias, deu origem ao
maniqueísmo.
17. (Ufrs) O soberano dividiu o seu
império em províncias, chamadas satrapias, sendo a terra considerada como
propriedade real e trabalhada pelas comunidades.
Estas características identificam
o
a) império dos persas durante o
reinado de Dario.
b) império babilônico durante o
governo de Hamurabi.
c) antigo império egípcio durante a
dinastia de Quéops.
d) reino de Israel sob o comando de
Davi.
e) estado espartano durante a
vigência das leis de Dracon.
18. (Ufrs) A chamada Revolução Urbana
foi antecedida pelos avanços verificados no período neolítico, a saber, a sedentarização
das comunidades humanas, a domesticação de animais e o surgimento da
agricultura. Porém, há cerca de cinco mil anos ocorreram novos avanços, quase
simultaneamente, em pelo menos duas regiões do Oriente Próximo: na Mesopotâmia
e no Egito.
Assinale a única alternativa que NÃO
corresponde a transformações ocorridas nesse período.
a) Diversificação social: ocorreu o
surgimento de uma elite social composta por sacerdotes, príncipes e escribas,
diretamente ligada ao poder político e afastada da tarefa primária de produzir
alimentos.
b) Expansão populacional:
verificou-se o surgimento de grandes cidades, densamente povoadas,
especialmente na região mesopotâmica.
c) Desenvolvimento econômico: a
economia deixou de estar baseada somente na produção auto-suficiente de
alimentos para basear-se na manufatura especializada e no comércio externo de
matérias-primas ou de manufaturados.
d) Descentralização
político-econômica: o controle econômico passou a ser feito pelos poderes
locais, sediados nas comunidades aldeãs, que funcionavam como centros de
redistribuição da produção.
e) Surgimento da escrita: foi uma
decorrência do aumento da complexidade contábil. Serviu inicialmente para
controlar as atividades econômicas dos templos e palácios, mas depois teve
profundas implicações culturais, como o surgimento da literatura.
19. (Ufsm) A região da Mesopotâmia
ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da
civilização sumeriana devido ao fato de
a) ser ponto de confluência de rotas
comerciais de povos de diversas culturas.
b) ter um subsolo rico em minérios,
possibilitando o salto tecnológico da idade da pedra para a idade dos
metais.
c) apresentar um relevo peculiar e
favorável ao isolamento necessário para o crescimento socioeconômico.
d) possuir uma área agriculturável
extensa, favorecida pelos rios Tigre e Eufrates.
e) abrigar um sistema hidrográfico
ideal para locomoção de pessoas e apropriado para desenvolvimento
comercial.
20. (Unesp) Os Estados Teocráticos da
Mesopotâmia e do Egito evoluíram acumulando características comuns e
peculiaridades culturais. Os Egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o
corpo humano porque:
a) se opunham ao politeísmo dominante
na época.
b) os seus deuses, sempre prontos
para castigar os pecadores, desencadearam o dilúvio.
c) depois da morte a alma podia
voltar ao corpo mumificado.
d) construíram túmulos, em forma de
pirâmides truncadas, erigidos para a eternidade.
e) os camponeses constituíam
categoria social inferior.
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
D
|
C
|
E
|
C
|
E
|
C
|
A
|
B
|
E
|
B
|
B
|
E
|
A
|
B
|
C
|
E
|
B
|
E
|
D
|
E
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário